Esse artigo tem por objetivo manipular as formas do ambiente sonoro conscientizando de sua existência. Compartilhando com os professores do ensino fundamental, a fim de desenvolver atividades e conscientizar os mesmo e seus respectivos alunos acerca do som, enfocando a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente sonoro.
Cada vez mais estamos cercados de situações sonoras, visuais, táteis, degustativos, a cada dia temos menos qualidade nesses sentidos. Alterando de forma brusca o modo de vida do homem. Vivemos no cais de sentidos.
Em termos de ambiente sonoro, em grandes centros urbanos somos cercados pelos sons “low-fi” (baixa distinção da fonte sonora). Esse ambiente é um agente modificador das sensações do corpo, levando-nos a agir em forma defensiva a esses sons. Porém quando somos expostos a música, nossa meio ambiente ganha qualidade e nos desperta emoções e sensações incríveis nas mais sutis melodias e ritmos. Melhorando de forma significativa nosso meio, humor, apetite e tudo mais. Dessa forma podemos apreciar mais os sons, os mesmos se torna agradáveis e definidos surgindo o conceito de “hi-fi” (alta definição de sons).
Esses conceitos surgem das idéias de Murray Schaffer, onde o mesmo propõe uma nova audição do mundo ao redor do individuo, para que o mesmo possa compreender um mundo a sua volta através dos sons, em como o mundo contemporâneo tornou-se caótico e complexo. Além deste sentido Schaffer trata de gerar uma relação maior entre o indivíduo e seu meio, já que ao possuir consciência do estado metafísico o físico mostra-se vivo na mente do indivíduo.
O mundo moderno invade as cidades por sons contínuos. Porém com a escuta ativa e preparo é possível reparar em outros sons que estão juntos também no meio do ruído. Trazendo dessa forma a paisagem “Hi-fi”. É Possível em meio ao ruído distinguir, sons de pássaros, ventos, e outros sons agradáveis que nos cercam. Através da educação musical, podemos melhorar nossa percepção sonora, aliviando dessa forma os sintomas do mundo ao redor, e também levando e conscientizando as pessoas a fazerem menos barulhos.
É preciso valorizar o silêncio. Dessa forma, desacelerando o crescimento da poluição sonora. Com a escuta ativa, a percepção melhora e o silêncio fará parte de nossas vidas.
Através da educação musical de qualidade, que é aquela que não se preocupa em apenas compreender os aspectos básicos e funcionais da musica, tais como harmonia, melodia, contraponto, etc. Neste contexto, a música é viva, pois a consciência de música altera a realidade instrumental/vocal abrangendo novos padrões temáticos e interpretativos. Assim as pessoas possuirão a ferramenta que possibilitará a formação de um novo olhar sobre o planeta Terra, através da consciência de mútuo pertencimento: nós acontecendo a Terra e ela a nós, num constante exercício de vivência qualitativa. Assim os educando estarão conscientes do ambiente sonoro, podendo modificar o mesmo, cada vez menos para um ambiente “hi-fi”, deixando de ser apenas “low-fi”.
Assim, a música e educação musical podem aumentar nossa qualidade de vida.
num acredito O.o...
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