domingo, 29 de maio de 2011

Ensinando música musicalmente

Ensinando música musicalmente
Para alcançar um bom desempenho e resultados eficientes na educação musical é necessário o educador estar sempre atento a alguns aspectos importantes tais como: domínio do conteúdo a ser ensinado; uma pedagogia adequada ao público a quem se destina a educação; materiais e recursos disponíveis; um bom conhecimento musical; ter uma formação completa; entre outros. Tudo isso coopera para o sucesso do processo ensino-aprendizagem. É importante identificar os conhecimentos prévios de cada indivíduo e trabalhar a cultura e linguagem musical presente na mesma.
A música está diretamente ligada ao meio social e cultural em que ela nasce. Cada músico traz em si essas informações e a transparecem na maneira de executar ou sentir a música. Ao educador, saber identificar isso e usar de forma criativa para seus alunos é essencial.
A música traz em si o poder de unir as culturas, é uma linguagem universal que todos falam, a educação musical tem entre outras a missão de aproximar as pessoas respeitando a forma como a música é passada e sentida em diferentes indivíduos e culturas. A música desenvolve a cultura, mas não somente, também a missão de promover as tradições de forma criativa e inovadora, desenvolve também a socialização, crescimento pessoal, mudança de atitudes e pensamentos.
A música tem o poder de levar as pessoas a um nível de transcender a si mesmo, elevando a outros níveis de sentimentos, consciência, talentos, transcede culturas e locais.
John Blacking afirma que grupos sociais diferentes refletem na música criada por esses indivíduos, o que ele chama de “grupo sonoro”, o que realmente é notado inclusive em nossas culturas, entre os estilos musicais brasileiros, como samba de morro, rap, axé, MPB, etc. É importante o educador musical saber que a missão dele é levar a cultura a esses grupos, pois o mesmo indivíduo adere vários grupos ao mesmo tempo e modificam com o passar do tempo.
A educação musical para ser completa deve abranger corpo, mente. O foco do educador deve estar no realizar musical, ensinar música de forma prática sem se basear em seus conhecimentos e gostos pessoais prévios cabem identificar como trabalhar a música em diferentes indivíduos. O fazer musical deve estar presente sempre no processo educacional.
Fazer a apreciação musical, composição musical dentro das informações culturais dos alunos é a forma mais eficaz de promover a cultura.

Bibliografia
SWANWICK K., - ENSINANDO MUSICA MUSICALMENTE – disponível em http://joevancaitano.blogspot.com/2008/11/ensinando-msica-musicalmente-texto-de.html - Data de acesso 07/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário