domingo, 29 de maio de 2011

A autonomia do aprendiz em EaD

A autonomia do aprendiz no processo ensino-aprendizagem consiste onde o cursista toma para si, também a responsabilidade de sua formação, tornando-se ator e autor de seu próprio conhecimento. Estudar sem a presença de professores e colegas de curso, desafia o cursista a aprender autonamente, a aprender a aprender.
Para que isso ocorra de maneira satisfatória é necessário um grande envolvimento entre a instituição de ensino e o cursista. É preciso que a instituição ofereça todo o suporte para o aluno, fornecendo todo material necessário, disponibilizando bons profissionais, reconhecer no aluno sua capacidade de ser, de participar, de ter o que oferecer, de decidir, pois a educação é um ato de compartilhamento. É necessário a instituição ter uma metodologia de ensino adequada, cativante, motivadora, que se adapte a realidade e experiências individuais de cada estudante. Quando permite ao cursista a eleição de suas metas, estes assumem para si um compromisso, tornando-se responsável pelo seu progresso.
A autonomia não é construída no vazio sem uma direção, é preciso um compromisso ético-profissional, é fundamental definirmos os objetivos aos quais alcançar, é preciso entender que o sucesso depende antes de tudo do cursista o qual tem de estar sempre motivado, devendo dessa forma sempre encarar esse projeto educativo com paixão, com emoção, deve ter prazer em sua educação e ter em mente qual é seu projeto de vida. É preciso organização de recursos e tempo disponível para que as metas propostas sejam cumpridas, é necessária a auto-avaliação para saber sempre onde melhorar.
A autonomia deve ser exercitada, praticada no dia a dia das tarefas profissionais, considerando todas as dificuldades e limitações.

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